Crimes sexuais contra vulnerável

Estupro de vulnerável, mediação de vulnerável para satisfazer a lascívia de outrem, satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente, e favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual de vulnerável. 10 questões para concurso.

Estudando para concursos? Responda as 10 questões abaixo para treinar seus conhecimentos, obter sua nota e ver o gabarito sobre este tema:

1. O estupro de vulnerável foi incluído no Código Penal pela Lei nº 12/015/09. Nesse sentido:

I- ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (catorze) anos é crime punível com reclusão, de 08 a 15 anos.
II- se a conduta do agente, exercida com violência ou grave ameaça, resultar lesão corporal grave para a vítima, a pena será de reclusão, de 10 a 20 anos.
III- se a conduta do agente, exercida com violência ou grave ameaça, resultar em morte da vítima, a pena será de reclusão de 12 a 30 anos.

2. Sobre o crime de estupro de vulnerável, assinale a alternativa INCORRETA.

3. Analise e assinale a alternativa correta.

I- A prática sexual com vulnerável pode não envolver violência ou grave ameaça real, ou seja, pode ter sido consentida pela vítima, e mesmo assim é vedada, pois o entendimento é que a maioria delas não tem discernimento suficiente, nem condições de autorizar o ato, portanto, a vulnerabilidade indica presunção da prática do sexo ter sido violenta.
II- O autor do crime de estupro de vulnerável deve ter ciência de que a relação sexual se dá com pessoa vulnerável, se isso não se der, ocorre erro de tipo, sendo afastado o dolo e não sendo possível a punição.
III- Há em nosso cenário pessoas completamente impossibilitadas de apresentar consentimento válido no contexto sexual, de maneira que a prática de qualquer ato libidinoso, em relação a elas, seja considerada violenta e, portanto, ilícita, bem como pessoas que apresentam deficiência mental, mas que não lhes retira o desejo sexual e a vontade de se unir a outra pessoa, assim, nas hipóteses de enfermos e deficientes mentais, a vulnerabilidade deve ser analisada caso a caso.

DN PRO
Continue respondendo este teste por apenas R$ 24,90
Desbloqueie já seu acesso ao DN PRO e responda mais 27.000 questões de Direito para concursos
7.530 testes, resumos e documentos úteis para advogados e estudantes
Conteúdo atualizado regularmente
Pagamento seguro com cartão de crédito
Minha nota
0.0
Teste ainda não respondido
Lista de leitura
Adicione este teste à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este teste for atualizado
Ativar alerta

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Principais tópicos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos