Publicidade abusiva (Direito do Consumidor)

Práticas abusivas, conceito, classificação das práticas abusivas, sanções, rol de práticas abusivas, corte de energia e água, condicionamento do fornecimento de produto ou serviço, fornecimento não solicitado, vulnerabilidade versus hipossuficiência, normalização e elevação do preço sem justa causa.

Neste resumo:
  • Práticas abusivas
  • Classificação das práticas abusivas
  • Sanções
  • Rol de práticas abusivas
  • Corte de energia e água
  • Condicionamento do fornecimento de produto ou serviço
  • Fornecimento não solicitado
  • Vulnerabilidade e Hipossuficiência
  • Normalização
  • Elevação do preço sem justa causa
  • Referências

Práticas abusivas

O Código de Defesa do Consumidor prevê diversas formas de comportamentos, sejam elas contratuais ou não, que abusam da boa-fé do consumidor. Ademais, visam a hipossuficiência financeira e técnica desta frente aos fornecedores.

Desta forma, correto afirmar que tais práticas abusivas são consideradas ilícitas por si só, não sendo preciso a ocorrência efetiva do dano ao consumidor, uma vez que elas gozam de presunção absoluta de ilicitude.

Conceito

A prática abusiva é aquela em desconformidade com os padrões mercadológicos da boa-fé na visão de ordem política e dos bons costumes. Segundo Gabriel A. Siglitz, citado no livro de referência bibliográfica, práticas abusivas são "condições irregulares de negociação nas relações de consumo".

Elas não podem ser confundidas com as práticas de concorrência desleal, pois esta funciona no plano horizontal, ou seja, a "abusividade" entre fornecedor e fornecedor, não envolvendo o consumidor.

Nem sempre a publicidade abusiva é eivada de enganosidade...

DN PRO
Continue lendo este resumo por apenas R$ 24,90
Assine o DN PRO e tenha acesso imediato a todo o conteúdo exclusivo do DireitoNet
7.530 modelos e documentos úteis para advogados e estudantes
Conteúdo atualizado regularmente
Pagamento seguro com cartão de crédito
Lista de leitura
Adicione este resumo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este resumo for atualizado
Ativar alerta

Perguntas & Respostas

Dúvidas comuns sobre este conteúdo

Os contratos de fidelização nos serviços de telefonia móvel ou de TV a cabo são considerados como prática abusiva?

Segundo entendimento do Superior Tribunal de Justiça, não caracteriza a prática vedada pelo artigo 39, inc. I, do CDC, a fidelização em contrato de telefonia móvel ou de TV a cabo, mas, em contrapartida, deve haver a concessão de efetivos benefícios ao consumidor, e também é imprescindível que as informações sobre a fidelização e sobre as eventuais consequências de quebra contratual sejam claras, ostensivas e adequadas.

Respondida em 09/04/2021
Envie sua pergunta

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Modelos de Contratos relacionados Exclusivo para assinantes

Crie seus contratos com base nos modelos do DN

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Principais tópicos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos