Contribuição de melhoria

Conceito, base de cálculo, alíquota e requisitos para cobrança.

A contribuição de melhoria está prevista no artigo 145, inciso III, da Constituição Federal, e nos artigos 81 e 82, do Código Tributário Nacional. Contribuição de melhoria tem por fato gerador uma situação não relacionada de forma direta a uma atividade estatal específica e só pode ser instituída por meio de Lei Ordinária.

Nessa modalidade de tributo a atividade estatal também é obrigatória, mas ligada apenas indiretamente ao sujeito passivo. A atividade estatal atinge uma coletividade com consequência especial direcionada a um grupo de pessoas – que serão os sujeitos passivos da contribuição.

São tributos indiretamente vinculados e exigem, para sua criação, dois requisitos essenciais: realização de uma obra pública e valorização imobiliária decorrente dessa obra. Obra pública é aquela realizada pelo ente tributante ou por pessoa jurídica por ele custeada com o objetivo de fruição coletiva, ou seja, obra que visa atender a toda uma coletividade.

Somente pode ser instituída e cobrada dos sujeitos...

DN PRO
Continue lendo este resumo por apenas R$ 24,90
Assine o DN PRO e tenha acesso imediato a todo o conteúdo exclusivo do DireitoNet
7.530 modelos e documentos úteis para advogados e estudantes
Conteúdo atualizado regularmente
Pagamento seguro com cartão de crédito
Lista de leitura
Adicione este resumo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este resumo for atualizado
Ativar alerta

Perguntas & Respostas

Dúvidas comuns sobre este conteúdo

Qual a diferenciação de contribuição de melhoria com a taxa propriamente dita?

A taxa está ligada ao exercício regular do poder de polícia, ou a serviço público, já a contribuição de melhoria está ligada à realização de obra pública e sua existência se justifica como freio ao enriquecimento involuntário de proprietários de imóveis adjacentes a obras públicas que os valorizem, fazendo com que em troca da valorização imobiliária venham a pagar uma indenização ao Estado por esse incremento econômico.

Respondida em 08/11/2018
Como se distingue a contribuição de melhoria na prática?

A contribuição de melhoria é a espécie de tributo cuja obrigação tem como fato gerador a valorização de imóveis tendo como norte para sua cobrança a proporção do benefício efetivamente experimentado pelo contribuinte, distinguindo-se do imposto porque depende de atividade estatal específica, e da taxa porque a atividade estatal de que depende é diversa.

Respondida em 08/11/2018
Envie sua pergunta

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Principais tópicos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos