A internet e as modalidades de intermediação e venda

Enquadramento jurídico da intermediação – o comerciante, mandato mercantil, comissão mercantil, agência, distribuição e representação comercial, corretagem, leilão – venda pública, provedores e os modelos de negócios pela internet.

Para compreendermos a extensão da responsabilidade dos intermediários nas compras realizadas no comércio eletrônico brasileiro, é necessário verificar qual o enquadramento jurídico deste tipo de intermediação. Para isso, é necessário o exame de várias espécies de intermediação e formas de venda existentes, bem como buscar estabelecer quais os respectivos níveis de responsabilidade, com o objetivo de saber se as atividades realizadas na internet podem enquadrar-se nelas.

Enquadramento jurídico da intermediação – o comerciante

Na economia existem produtos que vendem os seus bens por meio de intermediários, que executarão diversas funções e têm nomenclaturas diferentes.

Os atacadistas e varejistas, por exemplo, compram a mercadoria para revender, sendo chamados de comerciantes. Há também os corretores, agentes de venda, representantes de fábricas, que são denominados agentes.

A expressão “intermediário” é genérica, e contempla “qualquer pessoa que esteja na cadeia distributiva de um bem ou serviço...

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Perguntas & Respostas

Dúvidas comuns sobre este conteúdo

Em relação a normas setoriais, as regras da LGPD devem se sobrepor?

A LGPD não se sobrepõe as normas setoriais, que também devem ser observadas em conjunto para aspectos de tratamento de dados pessoais.

Respondida em 09/10/2019
Quais são os critérios para estabelecer as regras de governança para implementação da LGPD?

Ao estabelecer regras de boas práticas, o controlador e o operador levarão em consideração, em relação ao tratamento e aos dados, a natureza, o escopo, a finalidade e a probabilidade e a gravidade dos riscos e dos benefícios decorrentes de tratamento de dados do titular (art. 50, §1º, LGPD).

Respondida em 09/10/2019
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