Vitimologia

Conceito, evolução histórica, classificação das vítimas, a relação entre o criminoso e a vítima, política criminal de tratamento da vítima, e vitimização primária, secundária e terciária.

Neste resumo:
  • Conceito de vitimologia
  • Evolução histórica
  • Classificação das vítimas
  • A relação entre o criminoso e a vítima 
  • Política criminal de tratamento da vítima
  • Vitimização primária, secundária e terciária
  • Referência bibliográfica

Conceito de vitimologia

A vitimologia estuda o criminoso, a vítima e o próprio ato (fato crime). O autor em tela acrescenta ainda os meios de contenção social.

A vítima esteve relegada a plano inferior desde a Escola Clássica, que preocupava-se com o crime, passando pela Escola Positiva cuja preocupação era com o criminoso.

Por razões culturais e políticas, a sociedade devota mais ódio pelo transgressor do que piedade pelo ofendido.

A vitimologia é, portanto, “a ciência que se ocupa da vítima e da vitimização, cujo objeto é a existência de menos vítimas na sociedade, quando esta tiver real interesse nisso” (Benjamim Mendelsohn).

Evolução histórica

Os primeiros trabalhos sobre vítimas foram de Hans Gross (1901), mas apenas a partir da década de 1940, com Von Hentig e Benjamim Mendelsohn, que se começou a fazer um estudo sistemático das vítimas. Contudo, os estudos dos perfis de vítimas e a sua interação com o direito penal, psicologia e psiquiatria, passou a ser impulsionado com o 1º Simpósio...

DN PRO
Continue lendo este resumo por apenas R$ 24,90
Assine o DN PRO e tenha acesso imediato a todo o conteúdo exclusivo do DireitoNet
7.430 modelos e documentos úteis para advogados e estudantes
Conteúdo atualizado regularmente
Pagamento seguro com cartão de crédito
Lista de leitura
Adicione este resumo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este resumo for atualizado
Ativar alerta

Perguntas & Respostas

Dúvidas comuns sobre este conteúdo

A "síndrome da mulher de potifar" pode ser utilizada para aferição da credibilidade da palavra da vítima nos crimes de conotação sexual?

A "síndrome da mulher de Potifar" consiste na conduta de uma pessoa rejeitada por outra imputar falsamente a esta a prática de crime contra a dignidade sexual. Embora os julgadores possam levar em consideração esta figura criminológica nas acusações de crimes de conotação sexual, vez que, na maioria das vezes, tem-se apenas como prova a palavra da vítima contra a do autor do fato, não se pode admitir, sob pena de se contribuir para a vitimização secundária, que, com base em dita teoria, as autoridades públicas se neguem a registrar e apurar notícias destes crimes, cuja característica típica do modus operandi é justamente a sua prática sem a presença de testemunhas.

Respondida em 30/11/2020
No que consiste a Síndrome de Estocolmo?

A Síndrome de Estocolmo consiste em um estado psicológico particular em que algumas pessoas que são privadas de sua liberdade desenvolvem relações de afinidade/afetividade com seus sequestradores. A Síndrome se desenvolve a partir de tentativas da vítima de se identificar com o sequestrador ou conquistar sua simpatia, como defesa, ou como meio de retaliação ou violência. 

Respondida em 30/11/2020
Envie sua pergunta

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Roteiros relacionados Exclusivo para assinantes

Visualize os caminhos que um processo segue na prática

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Principais tópicos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos