Direitos do Advogado

Trata sobre os principais direitos dos advogados previstos no artigo 7º do Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil e na Lei nº 11.767/08.

Antes de tudo, é importante mencionar que não existe hierarquia e subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público, devendo todos tratar-se com consideração e respeito recíprocos.

Direitos do advogado

Os direitos dos advogados estão previstos no artigo 7º do Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Lei nº 8.906/94. São os principais:

  • exercer, com liberdade, a profissão em todo o território nacional;
  • comunicar-se com seus clientes, pessoal e reservadamente, mesmo sem procuração, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares, ainda que considerados incomunicáveis;
  • o advogado somente poderá ser preso em flagrante, por motivo de exercício da profissão, em caso de crime inafiançável. Quando preso em flagrante há necessidade de representante da OAB por motivo relacionado ao exercício da advocacia, porém, se a instituição não enviar um representante em tempo hábil, mantém-se a validade da prisão em flagrante...
DN PRO
Continue lendo este resumo por apenas R$ 24,90
Assine o DN PRO e tenha acesso imediato a todo o conteúdo exclusivo do DireitoNet
7.530 modelos e documentos úteis para advogados e estudantes
Conteúdo atualizado regularmente
Pagamento seguro com cartão de crédito
Lista de leitura
Adicione este resumo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este resumo for atualizado
Ativar alerta

Perguntas & Respostas

Dúvidas comuns sobre este conteúdo

Quais os critérios para recebimento de honorários por advogado substabelecido no processo?

O advogado substabelecido, com reserva de poderes, não tem direito a receber honorários diretamente do cliente, sem intervenção daquele diretamente contratado, que lhe conferiu o substabelecimento (artigo 24, § 3º, do EOAB).

Respondida em 22/05/2023
Os honorários advocatícios contratuais podem ser convencionados entre as partes?

Os honorários podem ser convencionados com certa liberdade entre o advogado e seu cliente. No entanto, existem normas que restringem a total liberdade contratual. Os princípios da dignidade e da independência profissional impõem um piso de valores, para evitar o aviltamento profissional, e também limitam excessos remuneratórios, para conter os impulsos mercantilistas.

Respondida em 22/05/2023
O que é sala de Estado-Maior?

Apesar de não existir previsão normativa a respeito, em sua obra, o autor Pedro Lenza citou o Min. Dias Toffoli, que nos autos das Rcls 5.826 e 8.853 (j. 18.03.2015), durante a instrução, solicitou informações sobre o tema ao Ministro de Estado da Defesa, que apresentou os seguintes esclarecimentos: “não existe, em nosso regimento, uma definição exata do que seja sala de Estado-Maior, contudo aglutinando os costumes da lide castrense e alicerçado na definição de Estado-Maior, ou seja ‘Estado-Maior — Órgão composto de pessoal militar qualificado, que tem por finalidade assessorar o comandante no exercício do comando’ — glossário das Forças Armadas MD35-G-01 (4.ª Ed./2007), pode-se dizer que ‘sala de Estado-Maior’ é um compartimento de qualquer unidade militar que possa ser utilizado pelo Estado-Maior para exercer suas funções” (LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 23. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019)

Respondida em 07/07/2020
Envie sua pergunta

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Principais tópicos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos