Introdução ao estudo do assédio moral no emprego
Aborda um breve histórico sobre o assédio moral, as variadas denominações que o tema recebe em outros países, o seu conceito e elementos, como o prejuízo ao empregado, a necessidade de repetição do ato, a intenção de assediar, a premeditação e os danos psíquicos.
Breve histórico
O termo bossing foi introduzido na Psicologia do Trabalho por Brinkmann, em 1955, e implica uma ação executada pela direção de pessoa da empresa para com aqueles empregados considerados incômodos. Trata-se de uma estratégia da empresa para reduzir o número de pessoal e seus custos com a contratação por salários inferiores, induzindo o empregado a pedir demissão.
Em 1976, nos Estados Unidos, a psiquiatra Carol Brodsky publicou um estudo denominado The harassed worker (O trabalhador assediado).
Na Alemanha, Heinz Leymann, em 1980, estudou o tema na psicologia, elaborando um questionário para identificar as condutas nas empresas (Leymann Inventorory of Psychological Terrorization –Índice Leymann de Terrorização Psicológica). Passou a realizar, em 2008, uma conscientização sobre a dimensão socioempresarial do mobbing, buscando evitar o assédio oral entre trabalhadores, sindicalistas, administradores e empresas.
Em 1998, na França, uma análise foi feita para verificar os efeitos...