Procedimento Arbitral V

Poderes instrutórios do árbitro, depoimento das partes, testemunhas, “expert witnesses” (testemunhas técnicas) e “witness statements” (depoimento testemunhal escrito).

Poderes instrutórios do árbitro

Para o julgamento da lide, o árbitro, da mesma maneira que o juiz togado, deve instruir a causa, preparando a decisão, colhendo provas úteis, necessárias e pertinentes para formar o seu convencimento.

Para determinar a produção de qualquer prova que julgue importante para solucionar a controvérsia, o árbitro não depende do requerimento das partes.

Os poderes instrutórios do árbitro não eliminam a importância do ônus da prova, como assevera Sergio La China, citado na obra de Carlos Alberto Carmona, “também na arbitragem atuam as regras do ônus da prova, seja para distribuir às partes atividade processual, estimulando-as a contribuir com a descoberta da verdade, seja para dotar o árbitro de uma verdadeira regra de fechamento do sistema processual, na medida em que, à falta de melhor material de convencimento, haverá o julgador de concluir que o fato não provado desfavorece aquele que tinha a incumbência de demonstrá-lo” (p. 313).

Sendo assim, o árbitro, como o...

DN PRO
Continue lendo este resumo por apenas R$ 24,90
Assine o DN PRO e tenha acesso imediato a todo o conteúdo exclusivo do DireitoNet
7.530 modelos e documentos úteis para advogados e estudantes
Conteúdo atualizado regularmente
Pagamento seguro com cartão de crédito
Lista de leitura
Adicione este resumo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este resumo for atualizado
Ativar alerta

Perguntas & Respostas

Dúvidas comuns sobre este conteúdo

Quais requisitos para validade do compromisso arbitral?

É necessário o atendimento aos seguintes comandos: a) qualificação completa das partes, mencionando profissão, estado civil e domicílio das partes; b) determinar o árbitro, ou o tribunal de arbitragem, apontando sua identificação, sua profissão, domicílio, ou os dados da pessoa jurídica do tribunal de arbitragem; c) expor a matéria que ficará sujeita ao conhecimento do juízo arbitral; e, d) determinar o foro em que será proferido o laudo arbitral.

Respondida em 09/08/2021
Quais as regras aplicáveis para arbitragem internacional?

Para a arbitragem internacional, as partes envolvidas devem estar localizadas em países diversos, ou então, o objeto de seu contrato deve ser efetivado no estrangeiro, versando apenas sobre direito patrimonial disponível, e entre capazes de contratar.

Respondida em 09/08/2021
Envie sua pergunta

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Roteiros relacionados Exclusivo para assinantes

Visualize os caminhos que um processo segue na prática

Modelos de Contratos relacionados Exclusivo para assinantes

Crie seus contratos com base nos modelos do DN

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Principais tópicos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos