Dicas de uso


No DireitoNet você encontra mais de 1.400 resumos sobre Direito Civil, Penal, Processo Civil, Processo Penal, Administrativo, Constitucional e demais áreas jurídicas, a fim de auxiliar no estudo sobre um determinado tema do Direito.

Os resumos jurídicos do DireitoNet buscam abordar cada tema da forma mais abrangente possível. São úteis e práticos para quem está se preparando para concursos públicos na área jurídica, pois servem como referência para os estudos, e também aos demais profissionais que já atuam na área, para esclarecer eventuais dúvidas sobre uma determinada questão. Um bom trabalho deve ser escrito segundo a norma culta de linguagem e de forma que o leitor entenda a informação por ele transmitida. O DireitoNet selecionou algumas dicas para facilitar a estruturação e a redação de trabalhos acadêmicos.

Pesquisa

A pesquisa prévia é fundamental para que a pessoa que irá redigir um trabalho tenha um domínio sobre o assunto. O interessado deverá documentar todas as informações coletadas com suas respectivas fontes e bibliografia.

Fontes

Atualmente, a internet é o grande veículo de comunicação, porém nem tudo que é publicado na rede é elaborado por profissional ou pessoa com conhecimentos técnicos no assunto. Por isso, antes de utilizar qualquer texto da internet, recomenda-se a pesquisa sobre o assunto procurado em, pelo menos, um livro didático, para que se possa averiguar se o texto obtido em um site pode ser utilizado sem nenhum problema. Para a elaboração de um trabalho, recomendamos sempre que você consulte livros, revistas e outras publicações jurídicas além de participar de palestras e eventos jurídicos. Afinal, conhecimento nunca é demais.

Bibliografia e registro da fonte

Ao final do trabalho, é muito importante que você apresente a bibliografia (em ordem alfabética) e o registro das fontes (internet) para que o leitor tenha confiança naquilo que lê e possa consultar, se interessar, o material utilizado por você. Para a citação bibliográfica, escreva:

  1. o sobrenome do autor do livro em letras maiúsculas;
  2. o prenome do autor do livro somente com inicial maiúscula;
  3. o título do livro em itálico;
  4. o local de publicação, nome da editora e ano de publicação.

Exemplo:

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 27ª edição. São Paulo. Editora Malheiros. 2002.

Se houver necessidade de citar mais de uma vez o mesmo livro, porém, de diferentes edições, deve-se colocar dois traços correspondentes ao nome do autor e do livro e, logo após, as demais especificações da nova edição. O exemplo acima ficaria:

. _. 28ª edição. São Paulo. Editora Malheiros. 2003.

Já para as referências obtidas na internet, primeiro deve-se indicar o autor, título do texto (ou nome do evento), endereço eletrônico e data de acesso. Exemplo:

SILVA, José da. A tutela antecipada. DireitoNet, São Paulo, 15 abr. 2012. Disponível em: <http://www.direitonet.com.br> . Acesso em: 15 abr. 2012

Estrutura do texto

O trabalho deve ser iniciado com uma abordagem ampla e sucinta sobre assunto a ser exposto. Logo após, deverá vir a premissa maior, ou seja, a explicação geral sobre o assunto, de forma que o leitor possa saber qual o contexto da matéria abordada. Em seguida, deve vir a premissa menor, que trata de um ponto específico da premissa maior, ou seja, é a ideia central do texto. O escritor deve desenvolver a premissa menor (tese) utilizando o material pesquisado. Para finalizar o trabalho, deve-se fazer a conclusão, isto é, demonstrar que a premissa menor derivou da premissa maior. Exemplo:

Premissa maior: "Todo homem é mortal".

Premissa menor: "José é homem".

Conclusão: "Logo, José é mortal".

Ortografia e Gramática

Um texto escrito sem erros ortográficos ou gramaticais prende a atenção do leitor. Procure um dicionário nos casos de dúvida sobre a ortografia de uma palavra, e também não deixe de recorrer às regras gramaticais para auxiliar na elaboração de seu trabalho.

Encontre o resumo desejado

O DireitoNet oferece mais de 1.400 resumos sobre diversas áreas jurídicas. Faça uma busca pelo tema de seu interesse ou veja nossas sugestões de tópicos.

Veja a lista completa de Resumos (1.400) ›