Revisional de alimentos (2024)

Revisional de alimentos (2024)

Filhos pedem a majoração da pensão alimentícia paga por seu pai, uma vez que a genitora encontra-se impossibilitada de prover seu sustento.

PRO
Assine o DN PRO por apenas R$ 24,90 por mês e acesse 7.530 documentos úteis para o seu dia a dia no escritório. Saiba mais

Contexto de uso

Esse modelo poderá ser utilizado pelos alimentados para pedir aumento do valor dos alimentos, que já foram fixados judicialmente, pagos pelo genitor, em razão da genitora estar desempregada. 

Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito da Vara de Família e Sucessões da Comarca de especificar

(espaço de 10 linhas)

Nome completo do menor, menor impúbere e Nome completo do menor, menor impúbere, neste ato representados por sua genitora Nome completo, nacionalidade, estado civil, profissão, portadora do RG e do CPF , residente e domiciliada endereço completo, vêm, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por seu advogado infra assinado, propor AÇÃO REVISIONAL DE ALIMENTOS em face de Nome completo do requerido, nacionalidade, estado civil, profissão, residente e domiciliado endereço completo, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:

DOS FATOS

1 - Por sentença proferida nos autos da Ação de Alimentos de número , que tramitou perante o Juízo de Direito da Comarca de especificar, o Requerido foi condenado a pagar a título de pensão alimentícia aos seus filhos menores, o valor de valor em reais, que seria adimplido diretamente à genitora dos menores.

2 - Todavia, o Requerido trabalha como profissão, percebendo a quantia mensal de valor em reais, além de possuir imóvel, estando plenamente possibilitado a prestar alimentos em maior proporção.

3 - A genitora dos menores, por sua vez, não dispõe de recursos para o sustento dos Requerentes, uma vez que está desempregada. Atualmente, reside com sua irmã e depende da ajuda de parentes e do programa de distribuição de cestas básicas da igreja católica para o sustento de seu filho.

DO DIREITO

Conforme o art. 1.699, do Código Civil, in verbis: "Se, fixados os alimentos, sobrevier mudança na situação financeira de quem os supre, ou na de quem os recebe, poderá o interessado reclamar ao juiz, conforme as circunstâncias, exoneração, redução ou majoração do encargo".

Tendo em vista que os Requerentes necessitam de recursos financeiros para o seu sustento e bom desenvolvimento físico e mental e a boa situação econômica do Requerido, que pode suportar a majoração do encargo alimentício, pleiteia-se o aumento da pensão alimentícia prestada no valor de especificar para especificar.

Nesse sentido, citar doutrina e jurisprudência.

DO PEDIDO

Diante do exposto, requerem digne-se Vossa Excelência em determinar:

1. A citação do Requerido para, querendo, apresentar resposta à presente ação, sob pena de revelia nos termos do artigo 344, do CPC, facultando-se ao Oficial de Justiça os permissivos do artigo 212, § 2º, do CPC.

2. A manifestação do representante do Ministério Público, nos moldes do artigo 178, II, do CPC.

3. A total procedência do pedido ora exposto, determinando-se a majoração do encargo, condenando o Requerido ao pagamento da pensão alimentícia aos Requerentes no valor correspondente de salário(s) mínimo(s), ou o percentual de 30% de seus rendimentos líquidos para os períodos em que estiver trabalhando com registro em carteira.

4. A condenação do Requerido ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios.

Pretende provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, especialmente a juntada de documentos e a oitiva de testemunhas.

Atribui-se a presente causa o valor de valor em reais correspondente a 12 vezes o valor pedido como alimentos.

Nesses Termos,
Pedem Deferimento.

Local, dia de mês de ano.

Assinatura do Advogado
Nome do Advogado
OAB/UFnúmero da inscrição na OAB

Rol de Testemunhas:
1) Testemunha 1
2) Testemunha 2

Este modelo está sujeito à atualizações constantes pelo DireitoNet e pode não refletir, necessariamente, o ordenamento jurídico mais recente. O uso deste material é de responsabilidade exclusiva do usuário. Consulte sempre um advogado.
Download
Baixe este modelo para editá-lo no editor de texto de sua preferência
Baixar modelo
Lista de leitura
Adicione este modelo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este modelo for atualizado
Ativar alerta

Perguntas & Respostas

Dúvidas comuns sobre este conteúdo

O juízo competente é o mesmo que prolatou a sentença dos alimentos anteriores?

Nos termos do artigo 53, inciso II, do CPC é competente o foro de domicílio ou residência do alimentando, para a ação em que se pedem alimentos. Na ação revisional, não há distribuição por dependência ao processo anterior, de forma que a inicial deve ser distribuída livremente.

Respondida em 09/06/2019
Envie sua pergunta

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Roteiros relacionados Exclusivo para assinantes

Visualize os caminhos que um processo segue na prática

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Modelos de Contratos relacionados Exclusivo para assinantes

Crie seus contratos com base nos modelos do DN

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Principais tópicos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja vantagens em assinar