STJ: situação fática consolidada permite conclusão de curso de servidor público transferido

STJ: situação fática consolidada permite conclusão de curso de servidor público transferido

Servidor público federal que conseguiu transferência de universidade há três anos pode concluir curso de Direito. O ministro José Delgado, da Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou seguimento ao recurso da Universidade Federal do Pará que pretendia desconstituir decisão que garantiu a João Fernando Leal o direito à transferência de universidade, por ter sido deslocado da cidade de Santarém (PA) para Belém, capital.

Ao decidir, o ministro observou que, da data do despacho que concedeu a liminar (21/10/2003) até o dia da decisão do STJ (28/6/2006), quase três anos se passaram. Assim, prosseguiu o relator, é de se atentar que a mencionada liminar nunca foi cassada, continuando, assim, Leal a assistir às aulas do curso de Direito normalmente, tudo, depois, sob a proteção da sentença de primeiro grau e da decisão recorrida.

"Conforme se constata da documentação trazida aos autos, o recorrido está prestes a concluir o curso de Direito, restando, apenas, três semestres, de um total de 10, pelo que se verifica a ocorrência. Não podem os jurisdicionados sofrer com as decisões colocadas à apreciação do Poder Judiciário, em se tratando de uma situação fática consolidada pelo lapso temporal, diante da morosidade dos trâmites processuais", afirmou o ministro.

Para o relator do caso, cabe ao juiz analisar e julgar a lide conforme os acontecimentos passados e futuros. Não deve ele ficar obrigado aos fatos técnicos dos autos, e sim aos fatos sociais que possam advir de sua decisão. "É o caso sub examem. É evidente a existência da teoria do fato consumado, aplicável ao caso em apreço", disse.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STJ - Superior Tribunal de Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos