Ministério da Justiça define regras para Sistema Penitenciário Federal

Ministério da Justiça define regras para Sistema Penitenciário Federal

Juizes federais, corregedores e procuradores da República discutirão amanhã (23) a atuação dos magistrados na Execução Penal nos cinco presídios de segurança máxima que estão sendo construídos pelo governo federal para abrigar criminosos de alta periculosidade. O debate acontecerá no seminário Presídios Federais: Questões sobre a Execução Penal, que será realizado no Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no Rio de Janeiro, às 10h. O evento é promovido pelo Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e da Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ); a Associação dos Juizes Federais (Ajufe) e o Conselho da Justiça Federal.

O seminário também colocará em discussão uma proposta para regulamentar o procedimento judicial de inclusão e transferência de detentos para as futuras instalações do sistema penitenciário federal. A idéia é que a resolução seja votada pelo Conselho da Justiça Federal nesta sexta-feira (24). O encontro contará com a presença do secretário de Reforma do Judiciário, Pierpaolo Bottini; do diretor do Departamento Penitenciário Nacional, Maurício Kuehne, do presidente da Ajufe, Jorge Maurique, além dos membros do Conselho da Justiça Federal.

A primeira penitenciária federal, em Catanduvas, entrará em funcionamento em junho e a segunda, em Campo Grande, será inaugurada também neste semestre. Outros três estabelecimentos serão construídos em Mossoró (RN), Porto Velho (RO) e Espírito Santo. A idéia é que estejam localizadas em pontos estratégicos do território nacional para facilitar o atendimento às necessidades dos estados. As penitenciárias federais vão abrigar criminosos de alta periculosidade, que comprometam a segurança de outros detentos ou que possam ser vítimas de atentados dentro dos presídios, além dos que se encontram em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). O objetivo do governo federal é, ao mesmo tempo, garantir um isolamento maior dos chefes do crime organizado e aliviar a tensão no sistema carcerário estadual.

A iniciativa do Ministério da Justiça de construir o sistema penitenciário federal muda o conceito de gestão prisional no Brasil e obedece a uma determinação da Lei de Execução Penal, de 1984, não cumprida por nenhum outro governo. Cada uma das penitenciárias terá capacidade para abrigar 200 presos em celas individuais, com infra-estrutura e equipamentos de segurança inéditos no País, como um aparelho que identifica vestígios de drogas ou explosivos nas roupas de presos e visitantes.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (Ministério da Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos