Desnecessária nova citação da Fazenda para pagamento de precatório complementar

Desnecessária nova citação da Fazenda para pagamento de precatório complementar

A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que não há necessidade de nova citação da Fazenda Pública para pagamento de precatório complementar. Dessa forma, a Turma negou provimento ao recurso da Fazenda do Estado de São Paulo para reformar decisão do Tribunal de Justiça do Estado.

A Corte estadual considerou desnecessária nova citação da Fazenda para pagamento de precatório complementar, concluindo, ainda, pela não-ocorrência da prescrição intercorrente, alegando culpa da própria Fazenda Pública na quitação dos débitos reclamados por Pedro Lillo Berlanga.

No STJ, a relatora, ministra Eliana Calmon, ressaltou que não pode vingar a tese da prescrição contada de cada parcela recebida. "Afinal, há uma obrigação de pagar, única, cujo pagamento, protaído no tempo, é provocado pela sistemática do precatório. Porém não se pode perder o foco de que a obrigação se faz por complementações não estanques entre si", disse.

Quanto à nova citação da Fazenda, a ministra lembrou que o STJ já pacificou o entendimento no sentido de que "o incidente de atualização de valores, visando à expedição de precatório complementar, por não constituir novo processo de execução, dispensa a citação prevista no artigo 730 do Código de Processo Civil e o procedimento traçado neste dispositivo".

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (STJ - Superior Tribunal de Justiça) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos