OAB: súmula vinculante vai amputar funções do Congresso

OAB: súmula vinculante vai amputar funções do Congresso

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, alertou hoje (25) o Congresso Nacional sobre os riscos de perda de sua função constitucional caso aprove, na reforma do judiciário, a súmula vinculante. Se aprovar tal instituto, segundo ele, o Legislativo estará abrindo mão de sua função de legislar. "Os últimos acontecimentos deste País, em termos de posicionamento judicial, demonstram que ele não está preparado para adotar a súmula vinculante", afirmou Busato, no encerramento da reunião do Colégio de Presidentes das Seccionais da OAB da Região Nordeste.

Na opinião do presidente da OAB, o Congresso Nacional já teve amputado parte de suas funções legislativas, com a aprovação das medidas provisórias. "O governo, com o reconhecimento do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem editado medidas provisórias em excesso, a exemplo do governo FHC que o antecedeu e isso acaba tolhendo o Poder Legislativo no aspecto de criação de leis", lembrou Busato.

"Uma decisão judicial com força vinculante criará outro viés muito perigoso para a construção jurídica do País", advertiu o presidente da OAB. Ele citou como exemplo do novo perigo que ronda as atribuições do Congresso, a decisão recente do julgamento da taxação dos aposentados. "Essa decisão trouxe uma apreensão muito grande à população e mostrou que o Brasil tem que ter salvaguardas e não pode permitir que a harmonia dos três poderes seja arranhada ou prejudicada com a aprovação da súmula vinculante", disse.

Para Roberto Busato, o Congresso Nacional deve refletir serena e profundamente sobre essa ameaça, uma vez que já perdeu uma grande parte de suas atribuições, por meio das medidas provisórias. "Agora, o Legislativo está ameaçado de perder outra grande parcela de sua função constitucional, de sua função de Estado, se permitir a adoção da sumula vinculante", sustentou o presidente da OAB.

"O Congresso não pode admitir que 11 pessoas em Brasília determinem o que todos os juízes – e são 12 mil juízes neste País - deverão julgar a partir da adoção de uma súmula vinculante. O Brasil, definitivamente, não está preparado para a aplicação desse instituto", finalizou Busato, sendo apoiado pela unanimidade dos participantes do Colégio de Presidentes das Seccionais da OAB.

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (OAB - Conselho Federal) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos