Nepotismo: Senado aplicará súmula 13 do STF

Nepotismo: Senado aplicará súmula 13 do STF

O Presidente do Senado Federal, Garibaldi Alves Filho, em entrevista à imprensa, informou sobre decisão tomada pela Mesa no sentido de aplicar de imediato a Súmula nº 13 do Superior Tribunal Federal (STF) à administração da Casa. No texto, confirmado pelos membros da Mesa, a Corte Máxima determina o fim da prática do nepotismo nos três Poderes.
 
- Aplicar de imediato a Súmula nº 13 significa que a Mesa está recomendando aos senadores que promovam de imediato as medidas necessárias para o cumprimento da súmula do STF. Quem não cumprir estará sujeito às penas da lei - disse.
 
O enunciado da Súmula Vinculante nº 13, ratificado pelos senadores, é o seguinte:
 
"A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal".

Esta notícia foi publicada originalmente em um site oficial (Agência Senado) e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione esta notícia à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos