Estelionato

Estelionato

Significa conseguir um benefício ou um lucro ilícito em razão do engano provocado na vítima, que colabora com o agente sem perceber que está se despojando de seus pertences. A obtenção da vantagem indevida se deve ao fato de o agente conduzir o ofendido ao engano ou deixar que ele permaneça na situação de erro em que se envolveu sozinho.

Os métodos para colocar alguém em erro são fornecidos pelo artigo 171 do CP:

  • artifício (astúcia ou esperteza),
  • ardil (também é artifício ou esperteza, embora na forma de armadilha, cilada ou estratagema)
  • outro meio fraudulento (interpretação analógica, após ter mencionado duas modalidades de meios enganosos, o tipo penal faz referência a qualquer outro semelhante ao artifício e ao ardil, que possa também ludibriar a vítima).

Também são espécies de estelionato, com pena idêntica (artigo 171, § 2º)

  • vender, permutar, dar em pagamento, em locação ou em garantia coisa alheia como própria (inciso I);
  • vender, permutar, dar em pagamento ou em garantia coisa própria inalienável, gravada de ônus ou litigiosa, ou imóvel que prometeu vender a terceiro, mediante pagamento em prestações, silenciando sobre qualquer dessas circunstâncias (inciso II);
  • defraudar, mediante alienação não consentida pelo credor ou por outro modo, a garantia pignoratícia, quando tem a posse do objeto empenhado (inciso III);
  • defraudar substância, qualidade ou quantidade de coisa que deve entregar a alguém (inciso IV);
  • destruir, total ou parcialmente, ou ocultar coisa própria, ou lesar o próprio corpo ou a saúde, ou agravar as consequências da lesão ou doença, com o intuito de haver indenização ou valor de seguro (inciso V);
  • emitir cheque, sem suficiente provisão de fundos em poder do sacado, ou lhe frustra o pagamento (inciso VI).

O artigo 171, § 2º-A, cuida da fraude eletrônica, que também se trata de estelionato mediante a utilização da fraude (ardil, cilada, engano) que envolve a vítima de tal forma que ela acredita estar dispondo de algum valor porque realiza um negócio promissor ou qualquer atividade de seu interesse.

Por fim, o artigo 171-A, acrescentado ao Código Penal pela Lei nº 14.478/22, pune o estelionato digital ou o criptoestelionato, que consiste em organizar (reunir coisas ou pessoas para uma finalidade), gerir (administrar, comandar ou dirigir), ofertar (oferecer) ou distribuir (repartir algo entre várias pessoas), carteiras (setores ou partes de instituições financeiras, conjunto de aplicações para obtenção de lucro, apontamentos financeiros) ou intermediar (servir de contato entre partes) operações que envolvam ativos virtuais (valores representados por uma moeda digital, que o mecanismo de armazenamento e transferência se dá por meio eletrônico), valores mobiliários (títulos ou contratos de investimento coletivo) e outros ativos financeiros (algo que pode ser convertido em dinheiro, representando o patrimônio ou capital da pessoa ,como o depósito bancário), com o fim de obter vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento.

Fundamentação
  • Artigos 171 do Código Penal
Referências bibliográficas
  • Nucci, Guilherme de Souza. Manual de direito penal: volume único. 19. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2023.
Temas relacionados
Veja mais sobre Estelionato no DireitoNet.
Este material está sujeito à atualizações constantes pelo DireitoNet e pode não refletir, necessariamente, o ordenamento jurídico mais recente. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este termo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este termo for atualizado
Ativar alerta

Perguntas & Respostas

Dúvidas comuns sobre este conteúdo

Qual o prazo para exercício do direito de representação em caso de estelionato?

O direito de representação pode ser exercido no prazo de seis meses, contado do dia em que o ofendido ou seu representante legal toma ciência da autoria delitiva.

Respondida em 08/09/2022
Envie sua pergunta

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos