Competência

Competência

A competência é estabelecida em lei e determina os limites do poder de julgar. Em suma, é a limitação do exercício da jurisdição atribuída a cada órgão ou grupo de órgãos jurisdicional.

É incompetente o juiz que não tem o poder de julgar atribuído por lei e, em caso de julgamento, seus atos poderão ser declarados nulos, assim, se um juiz assume uma vara criminal, não poderá julgar ações de divórcio, pois a competência a ele atribuída não abrange as ações de família.

O autor Chiovenda divide a competência em três critérios: a) objetivo - aquele em razão do valor da causa, em razão da matéria e em razão das pessoas; b) funcional - quando a competência é atribuída aos tribunais e juízes de primeiro grau; e, c) territorial - estabelecido em função do domicílio das partes, bem como pela situação da coisa imóvel e do lugar dos atos e fatos.

Fundamentação
  • Artigos 96, 102, 105, 108, 109, 111-A, 113, 114, 121, 124, 125, 126, 129, 144, 155, 164, entre outros da Constituição Federal
  • Artigos 21 a 69, e 781 a 782, do Código de Processo Civil
  • Artigos 69 a 91, 114, inciso I, do Código de Processo Penal
Referências bibliográficas
  • Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa - Folha/ Aurélio. Editora Nova Fronteira, 1995, p. 164.
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Compet%C3%AAncia_(direito), acessado em 24/05/2010.
  • http://www.danitoste.com/2007/10/11/tgp-competencia/, acessado em 24/05/2010.
Temas relacionados
Veja mais sobre Competência no DireitoNet.
Este material está sujeito à atualizações constantes pelo DireitoNet e pode não refletir, necessariamente, o ordenamento jurídico mais recente. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este termo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Alerta de atualizações
Receba alertas por email sempre que este termo for atualizado
Ativar alerta

Perguntas & Respostas

Dúvidas comuns sobre este conteúdo

Agressão de jogador contra árbitro é ato ilícito indenizável na Justiça comum?

A Terceira Turma do STJ decidiu que agressões físicas e verbais praticadas por jogador profissional contra árbitro, durante a partida, constituem ato ilícito indenizável na Justiça comum, independentemente de eventual punição aplicada pela Justiça Desportiva.

Respondida em 07/12/2022
Existe restrição legal ao estabelecimento de foro contratual pelas partes?

A eleição de foro não é possível nos casos de competência absoluta, como os que envolvem competência funcional, ou de juízo, ou nas ações reais sobre bens imóveis.

Respondida em 07/07/2020
Quais os requisitos para que se reconheça a existência de conexão entre ações?

Para que ações sejam conexas, devem possuir elementos comuns. Sabe-se que toda ação identifica-se por seus três elementos: partes, pedido e a causa de pedir.

Respondida em 07/07/2020
É possível a conexão entre processos quando um deles estiver findo?

A conexão desaparece se alguma das ações já tiver sido julgada. Nesse diapasão, é o teor da Súmula nº 235 do Superior Tribunal de Justiça: “A conexão não determina a reunião de processos, se um deles já foi julgado”.

Respondida em 07/07/2020
Como se aplica a conexão como causa de modificação de competência?

A conexão, sendo causa de modificação de competência, só se aplica em hipóteses de competência relativa. Portanto, caso duas ações sejam conexas, mas estejam vinculadas aos seus respectivos foros por regras de competência absoluta, não será possível reuni-las. Quando isso ocorrer, buscando evitar decisões conflitantes, é possível a suspensão de uma das demandas até o desfecho da outra, nos termos do artigo 313, inciso V, alínea “a”, do CPC.

Respondida em 07/07/2020
O que se entende por prevenção expansiva?

A prevenção expansiva relaciona-se a uma ação nova com outra anteriormente ajuizada, idêntica ou semelhante. Se houver semelhança, como nos casos de conexão ou continência, a nova ação deverá ser distribuída por dependência para o juízo onde corre a anteriormente ajuizada (artigo 286, inciso I, do CPC).

Respondida em 07/07/2020
Envie sua pergunta

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Modelos de Petições relacionados Exclusivo para assinantes

Agilize a elaboração de peças jurídicas

Roteiros relacionados Exclusivo para assinantes

Visualize os caminhos que um processo segue na prática

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos