Senado Federal aprova novo projeto do CPC

Senado Federal aprova novo projeto do CPC

Tal qual ocorreu com o novo Código de Processo Penal semana passada, o Senado aprovou o novo projeto do código de processo civil ontem à noite, (15/12/2010) de forma rápida e espantosa.Assim, agora, o projeto do novo CPC irá para a Câmara dos Deputados seguindo o trâmite processual para as leis...

Tal qual ocorreu com o novo Código de Processo Penal semana passada, o Senado aprovou o novo projeto do código de processo civil ontem à noite, (15/12/2010) de forma rápida e espantosa.

Assim, agora, o projeto do novo CPC irá para a Câmara dos Deputados seguindo o trâmite processual para as leis ordinárias, onde será discutido, votado, rejeitado ou aprovado; se tiver alguma emenda, volta para o Senado, do contrário, vai para sanção ou veto da nova Presidente.

Para que o projeto fosse aprovado de modo celere e surpreendente foi necessário um requerimento das lideranças dos partidos, a fim de que fosse dispensado o prazo regimental entre as sessões, em turno suplementar. Assim, a votação em turno suplementar deu-se, conforme salientado, ainda ontem à noite, de inopino.

Sem embargo, o turno suplementar, consoante afirmado, ocorreu porque foram apresentadas emendas ao texto substitutivo do relator, no intuito de aprimorar o projeto.

Nesse sentido, as alterações apresentadas foram cinco: (1) no parágrafo 1º do artigo 592, de forma que, para elaboração de perícia, o juiz seja obrigado a nomear um perito contador; (2) no parágrafo 2º do artigo 202, que reincorporou a atribuição da OAB para fixar multa ao advogado que retardar a devolução dos autos; (3) no caput do artigo 427 em relação à remissão de artigos do CPC; (4) no inciso VIII do artigo 124, prevendo a possibilidade do juiz exercer também o magistério, além da magistratura; (5) no parágrafo 1º do artigo 998, repetiu o que está no caput do artigo, sendo retirado. Assim, ficou claro que no final desse ano o Senado Federal acelerou a tramitação de vários projetos, incluindo- se o projeto do novel processo civil, tal qual aconteceu com o processo penal. Dessarte, nesse momento, a Câmara dos Deputados está com dois dos projetos de lei mais importantes para o Brasil.

Isso posto, resta à Câmara dos Deputados, com os novos deputados eleitos, um grande desafio em 2011, pois devem analisar o projeto do novo CPC (além do novo CPP).

Sobre o(a) autor(a)
Carlos Eduardo Neves
Analista de Promotoria (Assistente Jurídico) do Ministério Público do Estado de São Paulo. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI). Foi estagiário, por 2 anos, na Defensoria Pública do Estado de São...
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista
Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos