Amarildo Alcino de Miranda

Advogado Criminalista e Sociólogo. Especialista em Direito Processual Penal.

amarildo-miranda@bol.com.br

Artigos Publicados (4)

Os estereótipos e as aparências influenciando nas decisões dos jurados do Tribunal do Júri
Amarildo Alcino de Miranda
Embora não haja nenhuma referência na doutrina, ou melhor, nenhuma proteção legal para sua aplicabilidade, cita-se a influência dos estereótipos, pois observam-se situações que reportam a uma visão explicada por Kant: “O olhar do sujeito sobre o objeto”.
Processo Penal 29/11/2007
O papel socioeconômico dos jurados e sua influência nas decisões do Tribunal do Júri
Amarildo Alcino de Miranda
A instituição do Tribunal do Júri sempre repassou a idéia central de que o julgamento seria sempre pelos pares do réu, entretanto o cuidado em todas as épocas foi muito mais com a composição do que as decisões que geralmente são proferidas.
Processo Penal 27/11/2007
Redução da maioridade penal: o argumento falacioso e equivocado
Amarildo Alcino de Miranda
Muitos vêem na alternativa da redução da maioridade penal uma formula para diminuir o crescente nível de violência em nosso país, o que é um argumento falacioso e equivocado.
Penal 16/08/2005
Imparcialidade ou parcialidade do juiz no modelo acusatório
Amarildo Alcino de Miranda
Muito se tem discutido, inclusive nos bancos acadêmicos, sobre a existência ou não do fenômeno da imparcialidade do juiz, dentro do processo acusatório, se é que ele realmente existe na acepção da palavra.
Penal 25/05/2005
Publique seus artigos no DireitoNet gratuitamente

Amplie sua visibilidade no mundo jurídico

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos