José Ricardo Chagas

Título de Doutor em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidad del Museo Social Argentino; Professor da graduação e pós graduação em Ciências Criminais.

jose.ricardo.chagas@bol.com.br

Artigos Publicados (4)

Desmistificando o uso do celular em estabelecimentos penais
José Ricardo Chagas
O celular despertou o interesse do crime organizado, o qual utiliza-o como uma arma poderosa, de eficiência incontroversa, no interior dos estabelecimentos penais. Acerca das legislações já em vigor e recém sancionadas, se motivam estas breves linhas.
Penal 23/11/2009
As penas no ordenamento jurídico brasileiro à luz do princípio da proporcionalidade
José Ricardo Chagas
Crítica à inserção do princípio da proporcionalidade na legislação penal brasileira quanto a aplicação das sanções em detrimento ao bem juridicamente tutelado.
Penal 29/08/2009
Polícia comunitária: modelo iminente de segurança pública no Brasil
José Ricardo Chagas
A importância da inserção da policia comunitária no Brasil e suas inovações na estrutura e no funcionamento do corpo policial, bem como uma atual forma de enfrentar o desafio da violência e da criminalidade na sociedade moderna como estratégia organizacional.
Penal 28/08/2009
O uso das algemas segundo o STF
José Ricardo Chagas
O uso das algemas é imprescindível tanto à segurança do profissional policial como para os terceiros e principalmente para o próprio sujeito da ação privativa da liberdade. A edição da súmula vinculante nº 11 do STF é lamentável, mesmo porque é patente o cunho político acerca dessa decisão.
Penal 24/08/2009
Publique seus artigos no DireitoNet gratuitamente

Amplie sua visibilidade no mundo jurídico

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos