Renato Beiriz Brandão de Azevedo

Professor de direito administrativo, consultor jurídico, advogado, especialista em Direito Administrativo. Colaborador do Jornal Mural Direito em movimento, Palestrante, orientador, seminarista. Alguns publicados recentemente: "Controle judicial do mérito administrativo", "Medida presidencial abala autoniomia das agências reguladoras", "Poder de polícia", etc.

renabeiriz@globo.com

Artigos Publicados (3)

Poder de polícia
Renato Beiriz Brandão de Azevedo
Aborda o modo de manifestação do poder de polícia (polícia administrativa), retratando aspectos como conceito, delegabilidade, limites, sistema de controle, fundamento.
Administrativo 06/12/2007
Controle judicial do mérito administrativo
Renato Beiriz Brandão de Azevedo
Análise dos parâmetros adotados pela doutrina do Direito Administrativo para controlar a atuação discricionária da Administração Pública, baseada num juízo de conveniência e oportunidade. Princípios da razoabilidade e proporcionalidade.
Administrativo 30/10/2007
Medida presidencial abala a autonomia das Agências Reguladoras
Renato Beiriz Brandão de Azevedo
Análise da autonomia das Agências Reguladoras: marco regulatório, descentralização de serviços típicos de Estado, princípio da eficiência, recurso hierárquico, atração de investimentos estrangeiros.
Administrativo 25/10/2007
Publique seus artigos no DireitoNet gratuitamente

Amplie sua visibilidade no mundo jurídico

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos