Comissão de reforma política

Comissão de reforma política

O Senado Federal instala hoje (22/02/2011), com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, a comissão que criará o anteprojeto da reforma política. A Comissão da Reforma Política é constituída pelos seguintes senadores da república: Francisco Dornelles (PP-RJ); Itamar Franco...

O Senado Federal instala hoje (22/02/2011), com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, a comissão que criará o anteprojeto da reforma política.

A Comissão da Reforma Política é constituída pelos seguintes senadores da república: Francisco Dornelles (PP-RJ); Itamar Franco (PPS-MG); Fernando Collor (PTB-AL); Aécio Neves (PSDB-MG); Demóstenes Torres (DEM-GO); Roberto Requião (PMDB-PR); Luiz Henrique (PMDB-SC); Wellington Dias (PT-PI); Jorge Viana (PT-AC); Pedro Taques (PDT-MT); Antônio Carlos Valadares (PSB-SE); Eduardo Braga (PMDB-AM); Ana Rita Esgario (PT-ES); Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM); e Lúcia Vânia (PSDB-GO).

Inicialmente, está posto que a reforma política consistirá em novas normas jurídicas para o sistema político-eleitoral do país, emendando-se, com efeito, a Constituição Federal. Desse modo, a fim de se poder opinar sobre a reforma política, necessário aguardar a elaboração do anteprojeto, visto que o que pretende ser discutido é muito amplo.

Dessarte, consoante noticiado na agência de notícia do Senado: “Sobre a amplitude dos temas a serem tratados na reforma política, o quadro ainda não está claro. O senador Demostenes Torres (DEM-GO) acha que a comissão especial a ser instalada nesta terça-feira (22) deve se debruçar sobre alguns poucos grandes temas, entre eles o do número adequado de partidos, com a discussão da cláusula de barreira.”

Vale dizer que essa reforma política está estritamente ligada com a reforma eleitoral, que já está sendo elaborada no Congresso Nacional.

Por fim, segundo informações dos integrantes da comissão, não se pretende ficar somente fazendo remendos normativos, ou seja, realizando apenas alterações específicas; mas sim renovar todo o sistema, de acordo com uma pretensão que vem de longos anos, desde algum tempo após a Constituição de 1988.

Sobre o(a) autor(a)
Carlos Eduardo Neves
Analista de Promotoria (Assistente Jurídico) do Ministério Público do Estado de São Paulo. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI). Foi estagiário, por 2 anos, na Defensoria Pública do Estado de São...
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos