Velocidade é o lema do novo CPC

Velocidade é o lema do novo CPC

A comissão para a consecução do anteprojeto do novo Código de Processo Civil anda em velocidade acelerada, nos mesmo padrão, aliás, em que se firmará o novo código; segundo informações colhidas pela agência de notícias do Senado Federal.Nesse passo, a comissão passará a trabalhar até mesmo nos...

A comissão para a consecução do anteprojeto do novo Código de Processo Civil anda em velocidade acelerada, nos mesmo padrão, aliás, em que se firmará o novo código; segundo informações colhidas pela agência de notícias do Senado Federal.

Nesse passo, a comissão passará a trabalhar até mesmo nos finais de semana, de modo a possibilitar que o anteprojeto seja entregue no dia 29 de abril de 2010 para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal.

Dessa forma, após a análise do Senado Federal, o anteprojeto será encaminhado para a Câmara dos Deputados, seguindo, assim, o trâmite normal até ir ao Presidente da República, para sanção ou veto, como todos o sabem.

Nessa velocidade, a comissão já realizou várias audiências em diferentes Estados da federação e, ainda, pretende encetar mais algumas antes do tempo estipulado esgotar-se. Tudo isso, com a finalidade de aperfeiçoamento do anteprojeto.

Com efeito, sendo o anteprojeto feito com base na celeridade, há poucos recursos. E por existir poucos recursos, em casos de deferimento de tutela de urgência, o advogado da parte prejudicada com o seu deferimento poderá, em audiência específica, fazer sustentação oral contra essa decisão, a fim de evitar gravames irreparáveis ou de difícil reparação.

Outrossim, à ação rescisória de decisões judiciais, hoje com prazo decadencial de dois anos, terá seu prazo, em regra, diminuído para apenas um ano.

Esse prazo menor, contudo, não servirá para os casos de prolação da decisão por magistrado corrupto, que, em razão disso deu decisão injusta; ou em situações em que a decisão for exarada com base em documento falso. Dessarte, nesses dois últimos casos o prazo para a rescisão continuará sendo de dois anos.

Enfim, a princípio, são essas novas notícias, acerca do novo Código de Processo Civil, bem animadoras; pois, quanto mais racional e rápido for o processo judicial, tanto menos dispendioso ele o será; e, por sua vez, dentre outras coisas, também será mais apto a atingir a sua finalidade social.

Sobre o(a) autor(a)
Carlos Eduardo Neves
Analista de Promotoria (Assistente Jurídico) do Ministério Público do Estado de São Paulo. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI). Foi estagiário, por 2 anos, na Defensoria Pública do Estado de São...
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.530 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos