A molécula de DNA, a testemunha que não mente

A molécula de DNA, a testemunha que não mente

Analisa o impacto da "Prova do DNA" nos tribunais.

Através dos últimos cem anos, as impressões digitais serviram para relacionar criminosos e cenas de crime, auxiliando na resolução de muitos casos. Contudo, os recentes progressos da ciência têm trazido modificações ainda mais profundas nas relações sociais e, por conseqüência, no Direito. Exames periciais cada vez mais exatos e complexos têm solucionado muitos processos, outrora resolvidos pelos juízes que se baseavam em suposições, indícios e presunções. Neste contexto, de modo notável, verificou-se que a partir da década de 1980 as técnicas de biologia molecular passaram a ser empregadas para identificar indivíduos e investigar vínculo genético através das análises de DNA.

A genética forense é a área das ciências forenses que utiliza análises da molécula de DNA (ácido desoxirribonucléico) para apoiar e auxiliar a Justiça em casos sob investigação policial ou do Ministério Público. Trata-se de uma área de investigação científica que pode ser empregada, por exemplo, em análises de manchas de sangue encontradas nos locais dos crimes, de sêmen deixado nas vítimas ou nos locais de crimes de natureza sexual, de pêlos ou cabelos suspeitos de pertencerem a criminosos e ainda na pesquisa de vínculo genético e identificação genética individual (identificação de um corpo ou de fragmentos de um corpo).
Ao sair dos laboratórios e circular pelos jornais, programas de auditório, filmes e séries de TV, salas de aula, cortes e os lares brasileiros, as análises forense de DNA impactuam a sociedade de uma forma sem precedentes nas ciências investigativas. A sua imagem "poderosa" confere caráter de legitimidade, cientificidade e inovação que afeta a percepção mental de magistrados e populares que não possuem sólida formação científica. Uma prova disto é o “Efeito CSI”, relatado em recente artigo da Revista Scientific American Brasil (Houck e colaboradores, 2006), no qual relata-se que jurados norte-americanos estão se deixando influenciar por episódios de séries televisivas sobre ciências forenses como o CSI – Investigação Criminal em corrente exibição no Brasil.

As técnicas para obtenção do perfil genético de uma pessoa (“DNA fingerprinting” ou genotipagem) foram desenvolvidas a partir dos estudos do britânico Alec Jeffreys, na década de 1980 e até a ampla aceitação que possuem hoje em vários países passaram por uma fase de discussões a cerca de sua utilização judicial. Este período ficou conhecido como “DNA controversy era” (Allen et al., 1995). Tantos debates serviram para o estabelecimento de rigorosos padrões e avanços científicos neste setor.

As evidências baseadas genotipagens requerem interpretação por parte do perito, o que abre margem para erros ou exageros interpretativos. Embora as técnicas tenham se tornado sofisticadas e acuradas, há ainda alguns itens que devem ser debatidos. Em geral, ao se contestar uma análise de DNA os pontos discutidos incluem a possibilidade de contaminação das amostras, a qualificação do pessoal envolvido nos exames e a interpretação estatística dos resultados (Smarra et al., 2006).

Inobstante ainda se encontrarem questionamentos nas disputas judiciais e no critério de valoração das “provas de DNA”, discussões acerca do emprego irrefutável ou não deste sistema, deve-se ter em mente que a descoberta de novas técnicas científicas deve propiciar aos operadores do Direito elementos objetivos na busca da verdade. O desenvolvimento da genética humana não deve causar receio, deve sim, ser conhecido e admitido para o efeito de se determinar, em sede jurisdicional, a realização das provas biológicas já que a molécula de DNA, enquanto testemunha molecular dos fatos, não mente. É imprescindível abrir espaço para o valor probatório do exame pericial do DNA. Todavia, isto não deve excluir a cautela do juiz na apreciação de questões tão delicadas e importantes como o vínculo de filiação e a condenação de uma pessoa.


Referências Bibliográficas

ALLEN R, BALDING D, DONNELLY P, FRIEDMAN, R, KAYE D, LARUE L, PARK R, ROBERTSON B, STEIN A. 1995. Probability and proof in State v Skipper: an internet exchange. Jurimetrics J 35: 277-310.

HOUCK M, SMARRA ALS, PARADELA ER, FIGUEIREDO ALS. 2006. A Realidade do CSI. Scientific American Brasil. 51:79-84.

SMARRA ALS, FIGUEIREDO ALS, PARADELA ER. 2006. A Confiabilidade dos Testes de DNA. Revista Consultor Jurídico (13/6/2006). Disponível em http://conjur.estadao.com.br/static/text/45325,1. ISSN 1809-2829.

Sobre o(a) autor(a)
Eduardo Ribeiro Paradela
www.dnaforense.com
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Resumos relacionados Exclusivo para assinantes

Mantenha-se atualizado com os resumos sobre este tema

Roteiros relacionados Exclusivo para assinantes

Visualize os caminhos que um processo segue na prática

Testes relacionados Exclusivo para assinantes

Responda questões de múltipla escolha e veja o gabarito comentado

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos