Perda e suspensão dos Direitos Políticos - IV

Perda e suspensão dos Direitos Políticos - IV

Os conscritos têm seus direitos políticos suspensos enquanto recrutados para o serviço militar.

S erá examinada, neste artigo, a situação dos conscritos.

São denominados de conscritos, os brasileiros alistados e convocados para o serviço militar obrigatório e a este é vedado o alistamento eleitoral e, portanto, uma das condições de elegibilidade.

A Lei Máxima registra expressamente essa restrição:

Art. 14.

..............................................................................................................................................................................................

§ 2.º. Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.”

No regime constitucional anterior, após a EC 01/69 somente era permitida o alistamento eleitoral dos militares integrantes do oficialato, aspirantes a oficial, guarda-marinhas, subtenentes ou suboficiais, sargentos ou alunos das escolas de formação de oficiais, o que era considerada uma discriminação odiosa, porém, atualmente, os praças têm garantido o direito ao alistamento eleitoral.

Os alistáveis para o serviço militar são os jovens de 18 anos de idade e, como a CF faculta o alistamento às pessoas de 16 anos de idade, a jurisprudência admite a possibilidade da manutenção do alistamento militar daquele que, mesmo convocado, já tenha se alistado como eleitor, ficando, suspenso, entretanto, tal alistamento.

Essa proibição, embora considere injustificada, do ponto de vista sociológico e político, é uma tradição de nosso ordenamento jurídico. A Carta Política do Império de 1824 em seu art. 91, já fazia restrição ao direito de voto dos militares.

A atual Constituição manteve essa linha, determinando a suspensão dos direitos políticos dos conscritos, ou seja, dos recrutados para o serviço militar. Em virtude dessa determinação, as organizações militares, devem enviar, anualmente, às zonas eleitorais dos jovens recrutados, comunicado a respeito dessa situação, para que possa ser efetivada essa suspensão.

Sobre o(a) autor(a)
Augusto Sampaio Angelim
Juiz de Direito, ex Diretor Regional da Escola da Magistratura em Caruaru e lecionou na Faculdade de Direito de Caruaru na Cadeira de Direito Constitucional. Foi, também, Promotor de Justiça.
Ver perfil completo
O conteúdo deste artigo é de responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do DireitoNet. Permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte. Consulte sempre um advogado.
Lista de leitura
Adicione este artigo à sua lista de itens para ler depois
Adicionar à lista

Artigos relacionados

Leia mais artigos sobre o tema publicados no DN

Notícias relacionadas

Veja novidades e decisões judiciais sobre este tema

Termos do Dicionário Jurídico

Veja a definição legal de termos relacionados

Guias de Estudo relacionados Exclusivo para assinantes

Organize seus estudos jurídicos e avalie seus conhecimentos

Economize tempo e aumente sua produtividade com o DN PRO Seja um assinante DN PRO e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo que agiliza seu processo de elaboração de peças e mantém você sempre atualizado sobre o mundo jurídico. 7.430 modelos e documentos essenciais para o seu dia a dia Atualizados regularmente por especialistas em Direito Ideal para advogados e profissionais da área jurídica Apenas R$ 24,90 por mês Veja exemplos gratuitos